Para esta terça-feira (26), a previsão indica chuvas no final da tarde. Ontem (25), os radares de Bauru registraram precipitações entre Rio Claro e Piracicaba, principalmente nas proximidades do distrito de Assistência e na divisa entre São Paulo e Paraná. Hoje, conforme informações de Carlo Burigo, da estação Ceapla/Unesp e da prefeitura de Rio Claro, as condições devem se manter semelhantes, com áreas de instabilidade podendo causar chuvas à tarde.

As temperaturas permanecerão elevadas, com a máxima prevista de 40 graus e a mínima registrada em 19,6 graus. Nessa segunda-feira, a temperatura máxima chegou a 39 graus à sombra, aumentando em áreas desprovidas de vegetação. O especialista aponta que a partir de quinta-feira, 28 de setembro, as temperaturas devem diminuir, embora não o suficiente para trazer um alívio significativo, com máximas em torno de 35 a 36 graus.

Ainda há previsão de chuvas para amanhã, pois a frente fria já está se deslocando em direção ao Rio de Janeiro, o que pode causar mais áreas de instabilidade. Na quinta e sexta-feira, 29 de setembro, de acordo com Burigo, essa frente estará consideravelmente afastada, resultando no retorno do calor de forma mais intensa.

Em relação à umidade relativa do ar, Burigo afirma que, durante o período vespertino, estará entre 30 e 35% em áreas mais arborizadas, como na região da Unesp e nas imediações da Floresta Estadual. Por fim, o especialista destaca a importância da arborização adequada como uma medida para mitigar o calor em momentos como este.

Mais em Dia a Dia:

Novembro Roxo: a prematuridade e seus guerreiros

Fim de semana de tempo estável em Rio Claro, sem previsão de chuva