
Campeonato teve saldo de 55 piranhas pescadas no Broa. Participantes vencedores ganharam medalhas e troféus. Leite arrecadado será doado. Foto: Divulgação/PMI
Evento organizado pela APIB reuniu 539 pescadores e retirou 55 piranhas invasoras da represa; parte do leite arrecadado será doado à comunidade local
A Prefeitura Municipal de Itirapina, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, apoiou o 1º Campeonato de Pesca “ITIRA-PIRA”. O evento foi organizado pela Associação dos Proprietários de Imóvel no Broa (APIB) e teve como objetivo incentivar a pesca da piranha, uma espécie não nativa que ameaça o ecossistema da Represa do Lobo – Broa.
Além de promover a pesca responsável, o campeonato buscou proporcionar lazer e integração entre pescadores, além de destacar o potencial turístico de Itirapina. A prefeita Graça e o vice-prefeito estiveram presentes, junto a autoridades locais.
O evento contou com 539 inscritos, resultando em 166 embarcações e a captura de 55 piranhas. Parte do leite arrecadado será doado aos moradores do Broa e outra parte destinada ao Fundo Social da cidade.
Foram entregues medalhas e troféus para os participantes, celebrando o sucesso do evento e a conscientização sobre a preservação ambiental na região.
O campeonato foi uma das medidas adotadas após recentes ataques de piranhas a turistas na represa. Por dois momentos o local foi interditado para banhistas. Vários órgãos foram acionados e estão fazendo o acompanhando no local para evitar que novas ocorrências sejam registradas.
Campeões do ITIRA-PIRA
1º Lugar: Raphael Carvalho – 21 piranhas (Troféu)
2º Lugar: Rubens Tadeu – 8 piranhas (Troféu)
3º Lugar: Isaias Correia – 6 piranhas (Troféu)
4º Lugar: Carlos Viganon – 4 piranhas (Troféu)
5º Lugar: Guilherme Ortiz – 3 piranhas (Troféu)
6º Lugar: João Rinaldi – 3 piranhas (Medalha)
7º Lugar: Guilherme Cruz – 2 piranhas (Medalha)
8º Lugar: Leandro Guedes – 2 piranhas (Medalha)
9º Lugar: Fernando Baltieri – 1 piranha (Medalha)
10º Lugar: Jeferson Rocha – 1 piranha (Medalha)
11º Lugar: Lucas Eduardo – 1 piranha (Medalha)
12º Lugar: David Nunes – 1 piranha (Medalha)
13º Lugar: Edgar Moreira – 1 piranha (Medalha)