Conforme discutido ontem, 29 de novembro, em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, a Prefeitura de Campinas informa que não vai promover o Carnaval oficial na cidade em 2022.

Não haverá investimento público em contratação de trio elétrico, sonorização, bandas e palcos.  

Desde o início da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Campinas tem pautado as suas decisões com base em critérios técnicos, como números de casos e óbitos, taxa de ocupação de leitos e taxa de transmissão do vírus.

Como estamos a três meses do Carnaval e uma nova variante do vírus (ômicron) foi identificada, a Secretaria Municipal de Saúde entende que qualquer decisão de cancelamento ou autorização do evento, neste momento, seria precipitada.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), órgão da Secretaria, acompanha diariamente estudos realizados em todo o mundo sobre a nova variante e a sua disseminação.  

Devido a este período de pandemia, a manifestação de interesse de organizadores de blocos de rua tem sido baixa. Para efeito de comparação, em 2019, 53 blocos pediram autorização à Prefeitura para a realização de desfiles.

Para 2022, apenas 13 se manifestaram e, ainda assim, com dúvidas se realmente os blocos sairão às ruas.   

Lembrando que a terça-feira de Carnaval será em 01 de março de 2022, a Prefeitura reitera que o Carnaval oficial está cancelado e que as manifestações espontâneas serão analisadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Devisa dentro do contexto epidemiológico e sanitário do início do ano que vem.

As outras cidades da região metropolitana de Campinas também não realizarão festas oficiais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.