Carine Corrêa
Os jurados que compuseram o tribunal dessa quinta-feira (20) decidiram pela condenação de Dirceu Tadeu dos Santos, a ser cumprida em regime fechado, por um período de quatro anos e um mês. O crime aconteceu em uma tarde de outubro de 2013. A vítima foi esfaqueada por Dirceu na Avenida 18, entre as ruas 1 e 1-A, na área central de Rio Claro.
A denúncia apresentada pela promotoria detalha que Dirceu tentou matar a vítima “por motivo fútil e mediante recurso que dificultou-lhe a defesa, desferindo-lhe golpes com o emprego de uma faca, causando-lhe lesões corporais”.
O documento ainda detalha que Dirceu participou de uma reunião na casa de uma amiga e revoltou-se por ela estar se relacionando com a vítima. A vítima dormiu na casa da amiga de Dirceu. No dia seguinte, enquanto deixava a casa, foi surpreendida por Dirceu Tadeu dos Santos.
Acompanhado de mais três comparsas em um carro, ele abordou a vítima, sacou uma faca e tentou golpeá-la com o objetivo de atingir seu abdômen. No entanto, a denúncia ao Ministério Público diz que ele atingiu com vários golpes a perna da vítima. Mesmo golpeado, o homem conseguiu revidar com chutes. Com a reação, Dirceu acabou deixando o local com os comparsas.
“O denunciado utilizou-se recurso que dificultou a defesa da vítima, uma vez que a atingiu com os golpes de faca ao abordá-la de surpresa”, reforça a denúncia do MP. Dirceu Tadeu dos Santos está preso na Penitenciária II do município de Guareí, no Estado de São Paulo.
Este ano
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), dos meses de janeiro a junho deste ano, já aconteceram no município 14 tentativas de homicídio. Seis casos em janeiro, três em fevereiro e cinco em março. De abril a junho não foi registrada nenhuma ocorrência desse tipo de crime na cidade. No entanto, Rio Claro contabilizou um homicídio em junho.