Diversas agências bancárias de Rio Claro têm sido alvo de reclamações de vários clientes nos últimos meses. As queixas acontecem pelas longas filas nos bancos, que, muitas vezes, são concentradas nas calçadas, causando desconforto naqueles que aguardam por atendimento.

A situação faz com que os clientes dos bancos questionem o fato de terem que tomar sol, chuva, ficarem em pé e até mesmo se arriscarem na hora em que precisam ir às agências.

“As pessoas precisam ficar em filas enormes nas ruas, no sol, na chuva, e ainda atendem com descaso”, comentou a internauta Joy Magalhães em resposta a uma pergunta feita pelo JC no Instagram.

Da mesma forma, Guilherme Oliveira, um outro internauta, mostrou sua insatisfação com a situação e sua preocupação com a segurança: “Acho muito inseguro para quem precisa fazer um depósito ter que ficar aguardando com o dinheiro na rua”.

Ainda na pergunta levantada pelo Jornal Cidade, seguidores utilizaram palavras como “vergonhosa”, “desrespeitosa”, “descaso” e “desconsideração” para descrever a situação que vêm sendo registradas nas agências bancárias.

Outra pessoa que demonstrou insatisfação com o problema foi a leitora Márcia Fernandes que, em contato com o JC, relatou ter ficado horas na fila na calçada para ser atendida em uma agência bancária no Centro.

As agências na região central são as que têm registrado mais filas e que são os maiores alvos das queixas, apesar de outros pontos também serem questionados.

Procurada pela reportagem do JC, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que representa a categoria, informou que não define o funcionamento especial das agências na pandemia, mas que indica medidas para atendimento ao público de maneira organizada e segura.

“Desde março, quando a pandemia chegou ao Brasil, os bancos criaram duas mesas de negociação nacional permanente sobre Covid-19 em conjunto com as mais de duzentas entidades sindicais que representam os 450 mil bancários do país. Esse fórum tem como objetivo a elaboração de medidas para garantir a proteção da saúde dos bancários sem prejudicar o atendimento à população. Cada banco tem adotado estratégias próprias para organizar as filas dentro e fora das agências de acordo com as características dos postos de atendimento, com objetivo de evitar aglomerações. Entre as medidas adotadas estão as marcações nas calçadas das agências bancárias com no mínimo 1,5m de distância para as pessoas se posicionarem e a coordenação de ações com as autoridades locais, incluindo o acionamento das forças públicas de segurança, com o objetivo de reforçar as medidas de conscientização para diminuir as aglomerações nos postos de atendimento, organizar a ocupação da rua por pedestres e proteger a população”, informou a Febraban.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.