Adriel Arvolea
O 12 de outubro é dia de celebrar Nossa Senhora Aparecida. No Brasil, o sentimento à Mãe Aparecida é antigo e remonta o século XVIII, quando, no Rio Paraíba, três pescadores encontraram a sua imagem, recebendo, então, o título de Aparecida, por causa da cidade em que foi achada.
Na semana de comemorações à padroeira do Brasil, acontece programação especial em Rio Claro, na Paróquia Nossa Senhora Parecida. Nesta terça-feira (10), às 19h30, padre Mateus Kerches celebra a novena ‘Uma espada transpassará sua alma’. Na quarta-feira (11), às 19h30, padre Pedro Rubio conduz a celebração das orações.
Já na quinta-feira (12), Dia de Nossa Senhora, serão realizadas missas de duas em duas horas, a saber:
– 00h: padre Cândido
– 2h: padre Renato
– 4h: padre Ricardo
– 6h: padre Everson
– 8h: padre André Rufino
– 10h: dom Fernando
– 12h: padre Jorge
– 14h: padre Zotarelli
– 16h: padre Danilo
– 18h: padre Renato
De acordo com o pároco da Nossa Senhora Aparecida, padre Renato Luís Andreatto, este é o momento em que católicos e não católicos manifestam sua devoção e respeito à figura da mãe de Deus. “Nossa Senhora é um dos títulos atribuídos à Santíssima Virgem Maria, que tinha todas as condições pessoais, morais, espirituais e sociais para ser revestida da graça de Deus. Temos, então, Maria chamada por Deus para ser Mãe do Salvador. Uma mulher simples, humilde e pura no meio do povo. É todo o sentido de um país católico que inspira o amor a Deus”, conclui o religioso.
300 anos
Em 2017, comemoram-se os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, por pescadores. “Vamos invocá-la conforme a fé e a devoção de cada um neste momento tão especial para a Igreja”, comenta padre Renato Luís Andreatto.