Para que a vacinação tenha a eficácia esperada contra a Covid, o esquema vacinal completo é fundamental, conforme reforça a Fundação Municipal de Saúde. Após a primeira dose, a população deve ficar atenta aos prazos e retornar ao posto de vacinação para a segunda dose e dose de reforço. Em Rio Claro, quem precisa tomar primeira, segunda dose ou dose de reforço deve ir nesta sexta-feira (4), das 8 às 16 horas, ao salão da igreja Boa Morte, que fica na Rua 10, entre as avenidas 7 e 9.

A primeira dose é para todos a partir de 5 anos. Para a segunda dose, é necessário observar o intervalo recomendado de acordo com a vacina recebida. O intervalo entre primeira e segunda dose contra a Covid para adolescentes e adultos que tomaram Pfizer é de 21 dias. Já quem tomou Coronavac (inclusive crianças) ou Astrazeneca deve comparecer após 28 dias para a segunda dose. As crianças que tomaram a dose pediátrica da Pfizer devem receber a segunda dose depois de oito semanas.

A dose de reforço é aplicada nos maiores de 18 anos depois de quatro meses da segunda dose. Estão sendo vacinadas as pessoas que tomaram a segunda dose em outubro. Também devem tomar mais uma dose as pessoas vacinadas com dose da Janssen há no mínimo dois meses.

A Fundação Municipal de Saúde alerta à população sobre a importância da vacina no enfrentamento do coronavírus. De acordo com o mais recente levantamento da Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira (3), 10.603 pessoas não compareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid e outras 48.732 doses de reforço também não foram aplicadas por ausência dos interessados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Parque de Natal atrai a família rio-clarense

Associação pede ajuda para realizar festa de Natal