Agentes de segurança averiguavam motocicletas quando confusão teve início; disparos acertaram quatro pessoas

O secretário municipal de Segurança e Defesa Civil da cidade de Rio Claro, José Gustavo Viégas Carneiro, determinou na segunda-feira (21) a instauração de procedimento disciplinar junto à Corregedoria da Guarda Civil Municipal para apurar eventuais excessos de agentes da corporação durante atendimento de ocorrência na tarde de domingo (20) e que foi terminar na Avenida 62-A, no bairro Orestes Armando Giovanni, na região do São Miguel.

Segundo consta em nota oficial encaminhada à reportagem do JC, quatro populares teriam sido lesionados em decorrência da intervenção das guarnições da GCM. Cristiane Alves da Silva Dias afirma ter sido uma das vítimas, juntamente com sua neta, de apenas 10 anos. Em conversa com o JC, falou sobre o ocorrido e atualizou o estado de saúde da criança.

“Estávamos lá para um churrasco de família, os meninos iam assistir ao jogo, quando a GCM chegou querendo apreender a moto que estava estacionada, chegaram dizendo que eram autoridades e que precisávamos nos afastar, foi quando começou o tumulto e atiraram. Fui atingida no ombro, onde precisei de seis pontos falsos e minha netinha, que estava comigo, foi atingida no cotovelo, mas felizmente passa bem”, relatou. Cristiane informou ainda que outros dois jovens foram atingidos pelos estilhaços da bala e socorridos.

O QUE DIZ A GCM
Em nota, a Secretaria de Segurança de Rio Claro informou que a situação se deu durante atendimento de ofício da Câmara Municipal, número 073/2024, solicitando “rondas ostensivas na região da Rua Castellano próximo à esquina da Av. 66-A, diante dos “abusos por parte de alguns motoristas e motociclistas são mais frequentes aos domingos”. Ainda segundo a nota, em decorrência da situação, foi expedido ordem de serviço 0254/2024 pelo Comandante da GCM para as referidas rondas com fiscalização.

“A referida situação persistiu durante ao longo do tempo e no domingo, segundo a GCM, um motociclista promovia direção perigosa nas proximidades daquele local, além de escapamento aberto. Realizado acompanhamento, este abandonou a moto em frente a um bar na Av. 62-A, motivo pelo qual foi apreendida”, informa a nota. O material oficialmente divulgado ainda registra que a referida motocicleta já havia sido apreendida na semana anterior pelos mesmos motivos.

Nota de esclarecimento enviada pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil assinada pelo secretário José Gustavo Viégas Carneiro