Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região

Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região

Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região recebe de produtores rurais alimentos frescos e saudáveis que são encaminhados aos alunos da rede pública de ensino

As quase 20 mil crianças que integram a rede pública municipal de ensino contam diariamente com a alimentação produzida por famílias de agricultores. Todo esse trabalho é idealizado pela Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região que, junto à Secretaria Municipal de Educação, fornece toneladas de alimentos saudáveis colhidos em propriedades rurais semanalmente e entregues frescos para as dezenas de escolas municipais. Entre os alimentos estão frutas e legumes, como banana, abacate, laranja, beterraba, cenoura, batata, cebola, alface, chicória, rúcula, espinafre, cheiro-verde, entre outros.

De acordo com Andrezza Abelar, presidente da CAF, o trabalho consiste na aquisição dos produtos fornecidos pelos cooperados e associados, a separação levando em conta o cardápio da merenda escolar e a distribuição nas unidades de ensino. “Atualmente são 150 cooperados inscritos, com cerca de 90 ativos. Na prática, os agricultores produzem os alimentos de hortifrúti. Fazemos a separação escola por escola e entregamos todas as segundas-feiras. O município compra essa produção da Cooperativa e nós repassamos os valores aos cooperados”, explica.

A CAF surgiu em 2014 através de uma então associação dos agricultores. “Hoje a associação é extinta e todos associados passaram a ser cooperados. Foi criada aqui no município através da Secretaria Municipal de Agricultura para atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e pensando em ajudar os produtores rurais para escoar os alimentos”, acrescenta. Na mesma época, também foi criada a Feira do Produtor Rural, que até hoje acontece de forma independente no Espaço Livre da Vila Alemã.

A iniciativa é uma grande oportunidade para aqueles produtores rurais que atuam no município, desde o pequeno ao grande. “Com o trabalho da cooperativa através da merenda escolar que fornecemos é um grande apoio aos produtores, pois conseguimos escoar uma boa parte dos produtos deles para poder ajudá-los nesta parte de agricultura”, complementa.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Educação, Valéria Velis, a Cooperativa dos Agricultores Familiares “contribui para o desenvolvimento e a segurança alimentar e nutricional das crianças através do consumo de alimentos naturais, frescos, saudáveis e de qualidade, fortalecendo também, dessa forma, a sustentabilidade econômica do município”, finaliza.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um eixo fundamental para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional no país, calcado no emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis; desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional; o direito à alimentação escolar, visando garantir segurança alimentar e nutricional dos alunos, com acesso de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e daqueles que se encontram em vulnerabilidade social.