Falta menos de um mês para uma data importante e cheia de significados no ano. O Natal 2024 se aproxima, mas a magia já toma conta de muitos ambientes. As lojas e shoppings investem nas decorações com o objetivo de atrair os clientes para a compra de presentes mas há quem não abra mão dos enfeites por toda a história e representatividade que o dia 25 de dezembro tem.
É o caso de Maria Lígia Baccaro Bavaresco, 69 anos. Já são décadas se dedicando a transformar a casa onde mora nesta época do ano. A preparação começa um mês antes do Natal: “Eu amo a data e faço para o menino Jesus que nasceu em 25 de dezembro. O Natal tem vários símbolos e cada um tem o seu significado. Desde pinheiros, bolas, laços. E neste contexto o papai noel é o símbolo da alegria, da felicidade, amor, família”, diz.
Lígia também conta que é preciso inspiração porque todo ano ela muda a decoração, inventa algo novo: “Este ano por exemplo eu fiz uma árvore com bolas de veludo. Comprei também mais alguns infláveis e alguns papais noéis para a coleção”, revela ao Jornal Cidade.
Essa coleção chega a quase 300 bonecos dos mais diferentes estilos e tamanhos. Para guardar tudo isso ela disponibiliza quatro maleiros. Quando o Natal termina Lígia tem todo o cuidado de limpar todos os itens, ensacar e etiquetar para que eles fiquem bem seguros até o próximo Natal.
A frente da casa que fica na Rua 6, número 453, Cidade Jardim, também é uma atração à parte e atrai o olhar de quem passa pela via pública: “O pessoal para, tira foto, é muito legal mesmo. Pra mim é uma alegria e uma satisfação. Eu desejo que todos possam de alguma forma sentir no coração a importância da data”, diz Lígia.
Com uma filha e duas netas que são gêmeas, ela deseja que essa tradição siga na família: “O meu maior sonho é que todo esse encanto da data nunca termine. Quero que tudo isso que eu faço passe de geração em geração. É um legado de amor e significado que quero deixar”, finaliza.
Quem também aguarda ansiosamente por essa época do ano é Encarnação Brescansin, 70 anos. Moradora do Jardim Ypê (Rua 5-A atrás da Escola Municipal Djiliah Camargo de Souza), se deixar, nesse mês de dezembro ela acorda e dorme na entrada da casa: “Toda hora eu venho dar uma olhadinha ver se está tudo bem, se as luzes estão todas acesas. Essa decoração tem um significado muito importante pra mim e para a minha família”, afirma ao JC.
Já são 20 anos cuidando de cada detalhe: “Eu venho de uma infância onde a minha mãe trabalhava o ano todo pintando serragem para que quando chegasse nesse época ela montasse o presépio”, recorda emocionada. Dona Maria Luiza faleceu há 11 anos, mas cada vez que Encarnação monta o presépio e a decoração é como se revivesse os bons momentos ao lado da mãe: “Eu sinto que ela está aqui”, diz.
Para que tudo fique pronto a tempo ela conta com a ajuda do marido na montagem: “A preparação começa em setembro com a gente testando as luzes, vendo de que forma vamos fazer. Procuramos incrementar, alterar alguma coisa todo ano e o resultado é encantador. As pessoas param, tiram foto e isso é muito gratificante. As crianças ficam deslumbradas”, afirma.
Na contagem regressiva para o Natal onde recebe a família e amigos em casa, Encarnação deseja que a união prevaleça em todos os lares: “Que as pessoas nunca percam a fé. Eu sou uma pessoa de muita fé. Eu acredito que quando você pede algo com convicção você alcança. O Natal possa para renovar todos os sentimentos bons”, finaliza.