Wagner Gonçalves
A antiga instalação da Unesp, localizada no bairro Santana, tem sido alvo de reclamações dos moradores da região, devido às árvores antigas que estão nas calçadas do entorno do prédio. Comumente, galhos das árvores caem nas ruas, obstruindo a passagem. Além disso, há irregularidades no asfalto, o que dificulta o tráfego, principalmente, para motociclistas.
Na manhã de ontem, uma mulher caiu ao passar pelo local, conforme testemunhas, devido à situação da via pública. A professora Imara Hebling Camargo, que mora bem em frente ao local do acidente, diz que estas cenas são comuns. “Já vi várias pessoas que, vindo em velocidade um pouco maior, caírem de moto”, contou Imara, lamentando o que vem acontecendo.
A proprietária de um restaurante, que fica em frente ao local do acidente, Cássia Pinhat, presenciou o que houve. Apesar de não ter sido grave, os moradores da região improvisaram uma maneira de evitar acidentes, sinalizando um dos buracos mais fundos com galhos que caíram das árvores. “Ao menos podem visualizar melhor para onde estão indo”, comentou Cássia.
ÁRVORES NO CAMINHO
Outro problema é apontado pelos moradores, pois o prédio que abrigava a Unesp e a praça, ali próxima, são cercados por árvores antigas e bem altas que, por vezes, caem nas ruas. As árvores, com galhos de grande comprimento, que já alcançam as ruas, agora ameaçam as fiações elétricas e os telhados das casas. Cássia disse que os galhos já caíram no carro de seu irmão, mas ela teme pela segurança de quem por ali passa. “Por pouco um dos galhos não atinge uma criança”, contou sobre os pedestres se sentirem inseguros para passar sob os galhos.
Imara afirmou que já fez reclamações à prefeitura, mas nada foi feito.
PREFEITURA
Em nota, a prefeitura explicou que, no caso de árvores nas calçadas, é preciso abrir uma reclamação pelo Atende Fácil, a partir daí, são encaminhadas ao setor responsável para que as providências cabíveis sejam executadas.
Quanto aos buracos nas vias, a prefeitura informou à reportagem que deve mandar uma equipe ao local para apurar os fatos relatados.