Departamento do município passa por treinamento e adesão à iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da Organização das Nações Unidas

A Defesa Civil de Rio Claro participou em Campinas, na segunda-feira (6), da adesão à iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da Organização das Nações Unidas. A ação ocorreu junto à Defesa Civil da Prefeitura daquele município, que colaborou com a capacitação do departamento rio-clarense. “Vamos realizar a promoção da resiliência local e promover o planejamento e execução das ações voltadas às gestões de desastres”, confirma Danilo de Almeida, diretor municipal do setor.

Segundo o Governo Federal, ao aderir à MCR2030, o município se juntará a uma iniciativa global que oferece um roteiro claro para a resiliência. Formulada em três etapas, a MCR2030 apoia as cidades ao longo da sua jornada de resiliência, desde a conscientização até o planejamento e a implementação de ação de redução do risco de desastres.

“A ideia é cumprir as etapas, fazer as atividades, integrar as secretarias para fazermos a questão da compreensão da cidade, identificar os riscos que podem ter, e as ações integradas para atender melhor a população. Os desastres irão acontecer, temos que lidar com eles e buscar fazer o máximo possível para que não causem danos humanos e o impacto na cidade seja reduzido”, acrescenta o diretor da Defesa Civil de Rio Claro.

O treinamento para a adesão de Rio Claro foi realizado por meio do Centro de Resiliência de Campinas (CRDC). Coordenado pela Defesa Civil, o Centro foi o primeiro a ser instituído no Brasil pela MCR2030, em 2022, e tem realizado diversos eventos, capacitações e treinamentos locais e regionais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.