Com o período de chuvas, a população precisa redobrar cuidados para evitar criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Qualquer recipiente que acumule água pode ser utilizado pelo mosquito como criadouro.
Para orientar a população e vistoriar casas e pontos estratégicos, equipes da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro percorrem bairros da cidade. Na quarta-feira (6) a ação foi realizada na região central.
“Cada um deve ficar atento a criadouros de dengue na sua residência”, frisa Valdirene Bordin, que coordena o setor de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses. Outro ponto que merece atenção é o descarte irregular de materiais, vilão da saúde pública. “A prática, além de provocar acúmulo de água, propicia a proliferação de outros vetores como escorpiões e ratos”, acrescenta Valdirene.
Para a destinação correta dos resíduos, Rio Claro tem ecopontos, coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, serviço de cata bagulho e coleta seletiva. Confira os locais dos ecopontos: Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da estação de tratamento de esgoto), Cervezão (Rua 6-A com Avenida M-21, em frente à rotatória do Cervezão), Jardim São Paulo (Rua 1), São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62-A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves, com rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 14), Assistência (Avenida 1-A com Rua 3) e Ajapi (km 16 da estrada Ajapi-Ferraz).