UPAs estão com alta demanda de atendimento

Na semana que vem Rio Claro ganhará local exclusivo de atendimento para pessoas com sintomas de dengue. A medida foi discutida nesta quinta-feira (2) pelo prefeito Gustavo com vereadores e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel. Para isso, o município contará com R$ 2 milhões devolvidos pela Câmara Municipal ao poder Executivo.

“O local está sendo planejado para atender à população da melhor maneira com toda a estrutura necessária e, assim, também desafogar as duas unidades de pronto atendimento, onde as equipes permanecerão reforçadas”, destaca o prefeito Gustavo.

Recentemente dobrou o número de pessoas que passam pelas UPAs diariamente, chegando à média de 1.600 pacientes por dia, somadas as duas unidades, do Cervezão e do Bairro do Estádio. “A Câmara é parceira da população e hoje vemos a necessidade de outro local para atendimentos de dengue com profissionais capacitados para isso. Diante deste cenário, a Câmara tomou a decisão de devolver esta verba, que é da população, para que o poder Executivo possa providenciar esta estrutura de atendimento”, observou José Pereira, presidente da Câmara Municipal.

O centro para atendimento de pacientes com dengue funcionará todos os dias, inclusive finais de semana, das 7 às 19 horas, em prédio da Udam – União de Amigos (na Rua 11, entre avenidas 30 e 32, Santana). A estrutura de atendimento inclui três médicos, enfermagem, exames laboratoriais e ambulância.

“Até agora temos enfrentado com eficiência a doença e ninguém ficou sem atendimento, e continuaremos esse trabalho com a força que pede a situação para que a população tenha acesso sempre ao melhor serviço de saúde possível”, destacou Marco Aurélio, reforçando que a situação é analisada semana a semana para que sejam tomadas as medidas mais efetivas de acordo com o cenário. Diariamente cerca de 300 pessoas com sintomas de dengue são atendidas nas UPAs. “As demais 1.300 envolvem outras doenças e estamos agindo para oferecer a todos o atendimento mais adequado”, finaliza Mestrinel.

Também participaram da reunião os vereadores: Hernani Leonhardt, Geraldo Voluntário, Alessandro Almeida, Adriano La Torre, Diego Gonzalez, Luciano Bonsucesso, Val Demarchi, Rafael Andreeta, Irander Augusto, Thiago Yamamoto e Vagner Baungartner e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Américo Valdanha Netto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Padre Jocelir será cremado e cinzas ficarão no Santuário

Chuvas marcam o dia em Rio Claro; temperaturas em ligeiro declínio

Falecimentos: confira a necrologia de 22/11/2024