Resgate de cão com ação do Corpo de Bombeiros

Mesmo com o fim do mês de dezembro, a importância da adoção responsável e o combate ao abandono de animais permanecem em destaque

Embora o mês de dezembro esteja chegando ao fim, o tema do Dezembro Verde, voltado à conscientização contra o abandono de animais, segue relevante e precisa ser lembrado o ano todo. A campanha destaca os direitos dos animais e a importância da adoção responsável, chamando atenção para um problema recorrente: o abandono de pets, especialmente em períodos festivos.

Em entrevista à rádio Jovem Pan News, Diego Reis, responsável pelo Canil Municipal, relatou as dificuldades enfrentadas para acolher os animais abandonados nas ruas de Rio Claro. “No mês de dezembro, a gente tem um pico nos abandonos porque as pessoas querem viajar, ter seu momento de lazer, mas não querem ter a responsabilidade de procurar alguém para cuidar do animal ou deixá-lo em um local adequado. Então, essas pessoas deixam seu animal em via pública. Quando voltam de viagem, passam a buscar o animal, se fazendo de desentendidos, ou até mesmo buscam uma nova adoção”, destacou Reis.

Para que a adoção seja responsável, Reis lembra que o tutor deve estar preparado para as despesas e responsabilidades, como alimentação, abrigo, atendimento veterinário, vacinas e medicamentos. Ele também esclareceu o motivo pelo qual o processo de adoção no canil municipal é detalhado: “Se for para uma pessoa retirar o animal e depois abandoná-lo novamente, é melhor deixá-lo no canil. O animal, quando sai numa via pública, está exposto a vários riscos, como acidentes, ferimentos, e pode ferir pessoas também.”

Outro problema citado por Reis é o abandono de animais de grande porte, como cavalos e vacas, que podem causar graves acidentes ao circularem pelas ruas.

Atualmente, o canil enfrenta superlotação. Dados de 13 de dezembro apontavam 220 cães e 45 gatos acolhidos no espaço projetado para apenas 110 animais. Além disso, nos dias 14 e 15, outros dez animais foram resgatados, evidenciando o desafio contínuo.

Reis em entrevista ao Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan News de Rio Claro, FM 106.1 MHz

Diego também reforça que a adoção exige paciência, principalmente durante o período de adaptação, essencial para filhotes. Ele alerta que muitas famílias adotam ou compram animais como presentes de Natal, mas acabam abandonando-os pouco tempo depois.

O Dezembro Verde pode estar terminando, mas a conscientização contra o abandono animal deve ser um compromisso permanente. Cada atitude responsável faz a diferença para reduzir o sofrimento desses seres indefesos.

Mais em Dia a Dia:

Saiba quando uma loja é obrigada a trocar o seu presente

Morre rio-clarense que lutava contra doença rara