No DNJ, conforme acontece anualmente, jovens da Igreja Católica se reúnem para orar e discutir temas relacionados a sociedade (Imagem: Reprodução)

Wagner Gonçalves

No DNJ, conforme acontece anualmente,  jovens da Igreja Católica se reúnem para orar e discutir temas relacionados a sociedade (Imagem: Reprodução)
No DNJ, conforme acontece anualmente, jovens da Igreja Católica se reúnem para orar e discutir temas relacionados à sociedade (Imagem: Reprodução)

No próximo domingo (19), acontece em todo o território brasileiro o Dia Nacional da Juventude (DNJ), organizado por grupos católicos nos diversos municípios. Em nossa região, as dioceses de Piracicaba e Limeira organizam o evento, que serão sediados nas cidades de São Pedro e Iracemápolis, respectivamente.

Com origem em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, o DNJ foi promovido pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de estimular a mobilização dos jovens. Anualmente, um dia é dedicado para o debate de temas importantes, envoltos em um ambiente de celebração e festa da juventude. O DNJ é celebrado no último domingo de outubro, mas devido às eleições, a comemoração foi antecipada.

Jovens das cidades que pertencem à diocese de Piracicaba, como Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna e Corumbataí, serão recebidos pelos grupos da cidade de São Pedro. De acordo com a Diocese, o setor Juventude da Diocese de Piracicaba preparou uma programação diversificada para receber os milhares de jovens vindos de todas as 67 paróquias.

Esta é a 29ª edição do DNJ terá como tema “Feitos para sermos livres, não escravos” (CAPYM, 430) e lema “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor” (Jr 22,3).

Com quase 40 jovens, Michel Picelli comenta que o grupo de dança de sua comunidade participará com a apresentação de uma coreografia. O clima de ansiedade já toma conta do grupo todo, conforme o relato de Picelli: “a minha (expectativa) e a dos jovens aqui de Corumbataí está ótima e não vemos a hora de estarmos em São Pedro”. Conforme ele contou, o grupo de dança, com muita vivacidade, vem preparando uma bela coreografia, enquanto que o restante do grupo “não vê a hora de chegar para levar toda animação e força da juventude para lá”.

Na diocese de Limeira a festa será em Iracemápolis e jovens de Cordeirópolis, Analândia e região se reunirão na praça central do município para o evento. Para um dos organizadores, Rafael Virgolin, esta é uma “festa da juventude”, uma oportunidade de destacar a importância desse grupo que, apesar da idade, podem mobilizar a Igreja. “É dia de orar, festejar e refletir o quanto precisamos ser fieis a essa Deus que tudo nos proporciona! Se pudesse desejar algo àqueles jovens que não conhecem essa Igreja Católica Apostólica Romana, desejaria uma Dia Nacional da Juventude”, exclama Viroglin.

PROGRAMAÇÃO

Em São Pedro, o evento começará às 8h, com acolhida aos ônibus na entrada da cidade de São Pedro, na programação está prevista missa, com Dom Fernando, além de atividades culturais, esportivas e religiosas. Em Iracemápolis, a acolhida será às 7h, na Igreja Matriz Paróquia Jesus Crucificado, no centro da cidade. Em ambas as cidades haverá atividades culturais e religiosas e, ao final, adoração ao Santíssimo Sacramento, antes do encerramento e envio.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.