Santa Casa de Rio Claro realiza entre 350 e 380 transfusões de sangue por mês. Para doar é preciso realizar o agendamento; confira
Está acontecendo no Brasil a Semana Nacional do Doador de Sangue. A campanha que vai até sábado (30) tem o objetivo de homenagear e agradecer aos doadores voluntários, além de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue.
O Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro está com o estoque estável no momento, mas reforça que é preciso que a população não se acomode com isso já que mensalmente são realizadas no hospital entre 350 e 380 transfusões de sangue. Os tipos de sangue que a entidade tem maior atenção são O+ e O-.
As doações são realizadas de segunda, quarta e sexta-feira das 7h às 11h. É necessário realizar agendamento através do WhatsApp (19) 99288-9737 ou no telefone 3535-7241.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população do Brasil doa sangue de forma regular, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para atendimento de emergência, pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer e para aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte.
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.