Imagem ilustrativa

Fenômeno poderá ser visto a partir das 00h57 (horário de Brasília), com ápice às 03h58; especialista alerta para a importância de verificar as condições locais de observação

No dia 14 de março de 2025, um espetáculo astronômico poderá ser observado em grande parte do mundo, incluindo o Brasil: o Eclipse Lunar Total. O fenômeno, que ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, será visível em regiões como o Pacífico, Américas, Europa Ocidental e África Ocidental. No Brasil, o eclipse terá início às 00h57 (horário de Brasília), quando a Lua adentrar a penumbra terrestre, fase em que a alteração de coloração ainda é quase imperceptível.

A partir das 02h09, o eclipse parcial começa, com a Lua sendo gradualmente “mordida” pela sombra da Terra (umbra), adquirindo uma tonalidade avermelhada. O ápice do fenômeno ocorrerá às 03:58, momento em que a Lua estará completamente imersa na umbra, apresentando sua coloração avermelhada característica, por isso o fenômeno também é chamado como Lua de Sangue. O eclipse total se estenderá até às 04h31, quando a Lua começará a sair da sombra total. O fenômeno se encerrará às 05:47, com a Lua muito próxima do horizonte, o que pode dificultar a observação em locais com obstáculos visuais, como prédios ou montanhas.

Ao todo, o eclipse lunar total terá 65 minutos, com o evento completo durando mais de seis horas

O astrônomo Fabrizzio Montezzo, reforça a importância de verificar as condições locais de observação. “É crucial que os observadores consultem os horários específicos para sua região e verifiquem se o horizonte está desimpedido para uma visualização ideal”, explica Montezzo, que utilizou plataformas como Stellarium, Time and Date e Eclipse Wise para calcular os horários utilizando como local de observação, Rio Claro, interior de SP, com latitude -22º e longitude +47º.

Para os entusiastas da astronomia, o Eclipse Lunar Total de 2025 promete ser um evento memorável. Montezzo ainda recomenda que os interessados sigam suas redes sociais (@fabrizziomontezzo) para mais dicas e informações sobre observações astronômicas.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.