Emprego na indústria paulista teve resultado negativo no mês de junho (foto Agência Brasil)

Da Redação

Emprego na indústria paulista teve resultado negativo no mês de junho (foto Agência Brasil)
Emprego na indústria paulista teve resultado negativo no mês de junho (foto Agência Brasil)

O nível de emprego na indústria em Rio Claro apresentou resultado negativo em junho na Diretoria Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), conforme pesquisa divulgada na quinta-feira (17). A variação foi de -0,21%, o que representa uma queda de aproximadamente 100 postos de trabalho.

A diretoria é composta por sete municípios: Rio Claro, Araras, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Leme e Santa Gertrudes. De acordo com o Ciesp, o acumulado do ano tem variação positiva de 1,05%, o que significa um aumento de 550 vagas. Porém, nos últimos 12 meses, a variação é negativa: -0,43% ou menos 250 empregos.

O resultado negativo foi influenciado pelos setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,74%); produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-2,93%); máquinas e equipamentos (-0,55%) e produtos químicos (-0,44%). O Ciesp destaca que, “quando comparados os meses de junho dos anos de 2013 e 2014, temos um cenário pior, pois em junho de 2013 o resultado foi positivo em 0,43%”.

O nível de emprego industrial na regional do Ciesp também apresentou resultado negativo em maio. No mês passado, a variação ficou em -0,42%, o que significou uma queda de aproximadamente 200 postos de trabalho. O Ciesp explica que a variação negativa foi influenciada pelos “setores de Máquinas e Equipamentos (-10,78%); Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-3,64%) e Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (-0,15%)”.

Em abril, o resultado foi positivo. A variação ficou em 1,50%, o que significou um aumento de aproximadamente 800 postos de trabalho. O resultado foi influenciado principalmente pelas variações positivas dos setores de Produtos Alimentícios (6,95%); Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (3,41%) e Produtos de Borracha e de Material Plástico (2,28%). Já em março a regional do Ciesp em Rio Claro teve resultado negativo de -0,25%, uma queda de 150 vagas.

Confira a matéria na íntegra na edição impressa do JC de sábado (19). Se você é assinante, clique aqui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Um ajudante do ‘Bom Velhinho’ na Cidade Azul

Autora de Rio Claro lança livro com temática de fim de ano