Primeiro desfile da escola-mirim aconteceu na noite de terça-feira de Carnaval em Rio Claro

“Num mundo de fantasias, sou Samuca e vou brincar!”. Foi com este tema que a escola-mirim Samuca do Amanhã fez a sua estreia no carnaval rio-clarense. O primeiro desfile da agremiação aconteceu na noite de terça-feira (13), antes do desfile das campeãs, e encantou o público presente. Trata-se de um projeto idealizado e criado pela Escola de Samba Samuca e conta com mais de 60 crianças como componentes na faixa dos seis aos 17 anos.

A escola de samba mirim é formada por crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais do município, além de alunos de famílias que já integram a agremiação. Nos encontros, as crianças conhecem os fundamentos da escola de samba em todas as suas etapas, da elaboração das fantasias ao momento do desfile, quando assumem funções tradicionais como porta-bandeira e mestre-sala e integrante da bateria.

Para o primeiro desfile de 2024, a escola-mirim contou com um carro alegórico, comissão de frente com cinco crianças, uma porta-estandarte, ala de baiana com três crianças, ala Lego com 11 crianças, ala coreografada com 7 crianças, cinco casais de mestres-salas e porta-bandeiras, uma bateria com 17 crianças, além de três crianças como destaque e quatro crianças passistas. O mestre da bateria foi Bruno Bittar e o intérprete Gabriel Cruz Pauletto.

Segundo os organizadores, “o propósito é estender os saberes às novas gerações, despertando a curiosidade e o gosto pela tradição dos desfiles das escolas de samba”. A comissão de Carnaval da Samuca do Amanhã é formada por Lilian Cruz, Ricardo Rubini, Flávio Wetten, Sandro Maciel, Valdir Cecagno, Felipe Custodio e Amanda Zaine.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.