Grande parte dos alimentos consumidos pelas crianças nas escolas públicas de Rio Claro provêm da agricultura familiar. São quase oito toneladas de verduras, legumes e frutas que abastecem semanalmente escolas municipais e estaduais, creches e projetos sociais, totalizando 95 unidades atendidas. Os alimentos são fornecidos por produtores que integram a Cooperativa de Agricultores Familiares de Rio Claro e Região (CAF), vencedora de chamada pública realizada pela prefeitura. “É importante saber que os alimentos fornecidos aos alunos têm qualidade e são fornecidos por agricultores locais incentivando a economia do município”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Entre outros produtos, os agricultores familiares fornecem alface, couve, almeirão, espinafre, rúcula, abobrinha, beterraba, berinjela, cenoura, chuchu, banana, laranja, abacate, maracujá e tomate. Esses alimentos são incluídos diariamente no cardápio da merenda servida nas escolas públicas do município. “A ideia é comprar da agricultura familiar para fortalecer o segmento, além de oferecer alimentos saudáveis para as crianças”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

A inclusão de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar é obrigatória desde 2009. Uma lei federal determina que no mínimo 30% dos alimentos da merenda escolar adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem vir da agricultura familiar. Rio Claro já ultrapassou esse percentual.

Levantamento realizado pelo Departamento Municipal de Alimentação Escolar revela que no ano passado foram compradas 202 toneladas de hortifruti da agricultura familiar, o que corresponde a 32,85% dos recursos do PNAE. Neste ano esse percentual subiu para 45,65%, o que representa 350 toneladas entregues até o momento, aumento de mais de 73% em relação a 2017. “Isso possibilita crescimento e fortalecimento dos produtores da região. Estamos agregando mais cooperados para podermos atingir uma meta maior que a de 2018 em 2019. Quanto mais incentivarmos os produtores familiares melhor será a alimentação das nossas crianças nas escolas”, avalia Andreza Marra, presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares de Rio Claro e Região (CAF).

A prefeitura serve quase 50 mil refeições por dia para mais de 34 mil pessoas entre estudantes das redes municipal e estadual, e beneficiários de projetos sociais.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Santa Casa de Rio Claro recebe certificação internacional

Um ajudante do ‘Bom Velhinho’ na Cidade Azul