Vivian Guilherme
A escritora Elisandra Pauleli prepara o lançamento de seu primeiro livro, Betinho, O Porquinho Cenógrafo. Destinado ao público infantil, o livro tem por objetivo o ensino de combate ao bullying através de práticas altruístas e responsáveis.
Elisandra conta que enviou a proposta do livro para várias editoras para que fosse feita uma análise editorial e comercial, e ele foi aprovado por duas editoras. Acabei fechando contrato com a editora portuguesa Chiado, revela a autora.
Engajada no assunto, Elisandra já foi responsável pela organização do evento Faça Amizades, Bullying Não e também criadora de um grupo no Facebook com o mesmo nome.
Foi nesse grupo que Elisandra conheceu virtualmente a ilustradora Claudia Stoy. Não nos conhecemos pessoalmente, nosso primeiro encontro pessoal será no dia do lançamento do livro, e mesmo assim ela que se prontificou a ilustrar o meu livro, foi uma parceria que me gerou muitas alegrias, pois sem seu apoio não conseguiria publicá-lo, destaca.
O livro é indicado para crianças de quatro a oito anos de idade. E o enredo conta a história de um porquinho.
Segundo o enredo, Betinho era um porquinho feliz, que gostava muito de música e artes. Porém, na escola, encontrava dificuldade para fazer amigos, pois o julgavam diferente, só porque apreciava se vestir com roupas coloridas.
Tudo mudou quando a direção da escola ficou sabendo o que estava acontecendo, através dos próprios alunos, que recusaram a ajuda de Betinho na produção do cenário de uma peça teatral que encenariam.
Com a aprovação de professores e da diretoria, Betinho pôde mostrar seu talento criando um cenário original que despertou em todos a vontade de participar, e provou que a maneira de se vestir não fazia dele um mau colega de classe.
Elisandra comenta que se trata de uma história simples, que aborda temas atuais de extrema importância: bullying e preconceito.
O lançamento do livro estava marcado para o início do abril, mas teve sua data alterada, devido a atrasos no departamento de comunicação da editora.