Foto: Divulgação/BRK

BRK avança 22% na obra do novo sistema de tratamento preliminar na ETE Flores, em Rio Claro

As obras realizadas para a construção de um novo sistema de tratamento preliminar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores, realizadas pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, chegaram a 22% de avanço neste mês de dezembro. O investimento tem como objetivo aumentar a eficiência do tratamento realizado na unidade e a segurança dos trabalhadores.

As fundações e a primeira parte dos pilares que compõem a superestrutura já foram concluídas. Agora estão sendo preparadas as formas para finalização da segunda parte dos pilares e, na sequência, os processos de forma, armação e concretagem da laje.

A ETE Flores, localizada no bairro Santa Maria, é responsável por tratar 91 litros de efluentes por segundo, com um volume diário de 7,8 milhões de litros. Na estação, os efluentes são tratados por meio do processo de reator anaeróbio (UASB), seguido de lodos ativados.

As obras incluem ainda a instalação de gradeamento fino e desarenador mecanizado, contando com equipamentos reservas para ampliar a segurança operacional. Dessa forma, as atividades rotineiras da operação da estação se tornam mais práticas e seguras.

No total, serão investidos R$ 5,3 milhões em melhorias no sistema e a expectativa é que a obra seja concluída em junho de 2025. Ao todo, são 23 bairros atendidos pela unidade.

Mais em Dia a Dia:

Governo de SP antecipa campanha de vacinação contra a gripe

Revista Especial de Gastronomia 2025 chega às bancas hoje!

Rio Claro discute ações para programa ambiental