A imagem de um caixão sendo enterrado sem nenhum corpo, apenas com um saco plástico, que viralizou na internet nos últimos dias  com o objetivo de noticiar de que o número de mortes por Covid-19 está sendo elevado em Manaus é fake news. Na verdade, a foto é de 2017, em São Carlos, veiculada pela imprensa, na época, em uma reportagem para alertar sobre um golpe em que criminosos forjavam a morte de uma pessoa para receber valores de apólices de seguro de vida feita irregularmente, usando documentos dela.

A imagem foi utilizada em uma montagem, juntamente com uma  notícia falsa de que os caixões, em Manaus, estão sendo enterrados sem corpos dentro, para induzir que a população acredite que há menos mortos pelo coronavírus do que o anunciado pelas autoridades públicas.

O Estado do Amazonas é o quinto do Brasil com o maior número de pessoas infectadas. Além disso, já são 380 os óbitos registrados causados pela doença. A prefeitura de Manaus repudiou a informação de que caixões estejam sendo enterrados sem cadáveres dentro nos cemitérios públicos da cidade.

“O número de sepultamentos mais que triplicou nas últimas semanas, saindo de uma média diária de 30 (antes da pandemia) e já ultrapassando os 100 enterros”, informou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Falta d’água provoca queixas em três bairros

Escola Odilon volta a registrar casos de violência entre alunos