Morador de Rio Claro há doze anos, o músico e professor Pedro Conceição lançou recentemente a música Samba em Combate. A composição é uma das facetas do artista, que também é conhecido pelos projetos que levam a música às crianças e adolescentes, seja como professor na escola estadual Chanceler Raul Fernandes ou nas aulas no Instituto Tatu Bola. Como músico, Pedro integra o Grupo Pura Art e também é compositor de samba enredo e violonista da escola de samba Grasifs/ Voz do Morro.
JC- Em sua nova música, Samba em Combate, você aborda, além da questão do samba, as religiões de matriz africana. É uma maneira de combater os preconceitos que cercam a prática destas religiões no Brasil?
Pedro Conceição- Todas as religiões possuem uma forma única de saudação ou bênção, como “Shalom” no judaísmo, “Salaam Aleikum” no islamismo, “Namastê” em sânscrito e “Saravá” nas tradições de matriz africana. Como artista negro, educador e cidadão engajado com a realidade social ao meu redor, vejo minha arte como uma ferramenta de transformação social. Acredito que é dever de todo artista abordar as questões importantes de seu tempo. A música “Samba em Combate” é inspirada na cantora Leci Brandão, uma mulher negra, artista e ativista de destaque em nossa sociedade.
JC- A fé é um tema inédito em suas composições ou costuma ser um tema recorrente?
Pedro Conceição- “Sim, minhas influências musicais abrangem terreiros de matriz africana, umbanda, igrejas católicas e evangélicas, além de “world music”. Quando a inspiração surge, não faço distinção entre esses estilos. Como disse Santo Agostinho: ‘A música é o meio pelo qual podemos apreciar as obras de Deus na terra”.
JC- Como foi o encontro com o pessoal do estúdio Garden Room? Na gravação você contou com a participação de quais músicos?
Pedro Conceição- “O projeto Soul visa inicialmente evidenciar artistas locais e foi um prazer abrir esse caminho sendo o primeiro artista do projeto, conheci Gui Stone por intermédio do Davi Romualdo, e com toda a equipe foi amor à primeira vista, Edu, Feijão, Galotti, todos com alto nível de excelência profissional e mais alto ainda como seres humanos, foi um grande prazer. O projeto visa gravar ao vivo, sem cortes e assim ser fidedigno a arte expressa naquele instante mágico”.
JC- Samba em Combate é apresentada como EP1. Quantas músicas ainda virão dentro do trabalho Soul?
Pedro Conceição- “Foram gravadas duas obras para o projeto e com certeza ambas farão parte de um álbum completo, que virá em breve… Hoje faço indiretamente parte da equipe, apoiando e compondo o grupo em algumas produções, virão muitas coisas boas por aí…”.
Samba em Combate integra o Soul
A música “Samba em Combate” integra o projeto “Soul”, uma iniciativa de incentivo sem fins lucrativos, para acessibilizar, promover a comunicação de artistas musicais independentes. O formato se trata de uma performance música e de instrumentos ao vivo em um único take, em plano sequência em vídeo. “Na produção fazemos a captação de áudio captação de vídeo edição de vídeo, fotografia, arte de capa para registrar a música registrada nas plataformas digitais, e postagens nas redes sociais dos bastidores e processo criativo, o soul é nossa alma mesmo” conta Guilherme Oliveira.
O Soul é um projeto do Gardem Room, estúdio musical e audiovisual, que produz artistas em seus lançamentos e na carreira comercial, e também serviços de produção cinematográfica em videoclipes cobertura de eventos institucionais e ensaios fotográficos, além de registros de músicas
O projeto Soul tem Produção Geral: Garden Room Music (@gardenroom.br) ;Diretor Audiovisual: Guilherme Rocha de Oliveira (@guistone_);Captação Áudio: Thiago Moraes (@fejaobeats) e Luiz Eduardo Wehumuth (@duwehmuth) Mix/Master: Thiago Moraes (@fejaobeats). Participação de Gabriel Galoti, na Captação (@gabriel.galoti).
OUÇA A MÚSICA