O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) intensifica as ações de fiscalização aos desmanches ilegais de veículos e também as campanhas de alerta e orientação à população sobre os cuidados ao adquirir as peças.
Em entrevista ao Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan News, de Rio Claro na última quinta-feira (31), o assessor de Gestão Regulatória e de Fiscalização do Detran-SP, Eric Wetter, informou que a região de Rio Claro foi a terceira no ranking de atuação do Detran no estado. Foram realizadas 28 fiscalizações, sendo que 20 estabelecimentos foram lacrados. Além disso, outros desmanches também receberam multas devido às irregularidades encontradas. “Esses desmanches respondem tanto na esfera administrativa, que resulta numa multa, e há também a retirada das peças, que não voltam para o mercado, além do responsável responder na Justiça de acordo com o Código Penal e com o Código do Consumidor”.
Wetten também destaco a responsabilidade que os consumidores precisam ter ao fazer a compra, evitando ‘alimentar” o mercado criminoso que envolve venda de peças roubadas. A mais recente campanha do Detran, inclusive, denomina de Peças de Sangue os produtos de roubos e furtos muitas vezes encontradas nesses desmanches, obtidas muitas vezes com uso de violência e até perdas de vidas das vítimas.
Fiscalização
Em todo o estado, neste ano, foram 878 fiscalizações. Até setembro, foram lacrados e autuados 61 estabelecimentos irregulares, enquanto em 2023 foram 83.