Ednéia Silva
O problema é antigo: o tráfego de veículos nas imediações das escolas localizadas no Centro de Rio Claro. Em horários de entrada e saída dos alunos, a situação se complica com veículos de pais, vans e peruas escolares e os carros das pessoas que passam pelo local. Fora isso, em meio à correria, muitas vezes a legislação é desrespeitada, com parada sobre a faixa de pedestres, estacionamento irregular, entre outras infrações que geram queixas e reivindicações por fiscalização nesses locais.
“Deveria ter guarda municipal no horário de entrada e saída dos alunos”, diz Mariana de Oliveira, que trabalha em comércio nas imediações. Segundo ela, todo dia o trânsito é tumultuado e quem passa pelo local encontra dificuldade. “Melhor vir a pé, se vier de carro ou de moto a situação é complicada”, diz.
A disputa pelas poucas vagas de estacionamento é grande. Assim que um veículo sai, a vaga é ocupada por outro. “Estacionar nesse horário perto de escola no Centro é difícil”, declarou o motorista Rogério de Souza, que após não encontrar vaga teve que parar a duas quadras da loja onde ia e completar o trajeto a pé.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Wlademir Walter, explica que recebe solicitação de todas as escolas pedindo fiscalização no local, mas não tem condições de atender a todas simultaneamente. Segundo ele, a demanda da guarda aumentou muito, pois recebe solicitações de todo tipo através da linha 153. Por isso, à medida que os pedidos das escolas vão chegando, a corporação procura atender conforme pode.
Geralmente é feita uma fiscalização por 10 ou 15 dias na porta da escola e depois a guarda segue para outra unidade. Walter comenta que recentemente atendeu a Escola Victorino Machado, onde pais estavam ocupando indevidamente a vaga destinada a deficientes. De acordo com ele, a ocupação indevida de vaga é comum. Muitos pais ocupam as vagas reservadas para as vans escolares, que ficam sem lugar para estacionar. O comandante lembra que essas infrações podem ser penalizadas com multa.
Outro problema é que muitos pais querem parar na porta da escola, muitas vezes no meio da rua. Se parar uma quadra ou duas depois pode ajudar a melhorar o tráfego. Além disso, ele orienta os motoristas a mudar o trajeto, evitando passar perto das escolas nesses horários.