Laura Tesseti
A vida de Frei Antônio Sant’Ana Galvão é o tema da mais nova produção do padre Antônio Sagrado Bogaz. “O filme se chama ‘Frei Galvão – o bandeirante de Cristo’, trata-se da belíssima história de Frei Antônio Sant’Ana Galvão, ocorrida no século XVIII em São Paulo. Tornou-se o primeiro santo canonizado brasileiro. Foi o construtor do Mosteiro da Luz”, explica o pároco.
As filmagens ocorreram durante alguns dias no mês de janeiro deste ano nas cidades de Rio Claro, Piracicaba, Santa Gertrudes e São Paulo, onde cenários parecidos com o da época foram encontrados.
“Aproximadamente duzentas e cinquenta pessoas participaram do filme, por meio da direção, equipe técnica, artistas, figurinos, maquiagem, cenógrafos, logística, consultores de arte e história, figurantes (de várias cidades) e outras atividades relacionadas com a produção do filme”, conta o padre.
A escolha do tema aconteceu após diversos pedidos, vindos de várias partes, segundo padre Bogaz. “Entre eles o cardeal dom Odilo Scherer, as irmãs concepcionistas de São Paulo do Mosteiro da Luz e da congregação de Piracicaba, além dos devotos de Frei Galvão que são muitos no Brasil.”
A direção é do padre Antônio Sagrado Bogaz, roteiro de João Henrique Hansen, parceiro de outros filmes, e assistência de direção de Nanci Bissoli. Padre Bogaz observa e agradece pela cooperação a todos. “Como os demais filmes, há um grande envolvimento de todos os fiéis das comunidades, desta vez de Rio Claro e São Paulo, criando um grande movimento de integração. Todos se dedicam com total interesse, tirando folgas e férias nos dias de filmagem”, finaliza o pároco da Igreja Nossa Senhora da Saúde.