Matheus Pezzotti
Na última sexta-feira (25), o atirador rio-clarense Filipe Fuzaro, que está em ciclo olímpico, participou da terceira etapa da Copa Brasil em São Paulo e, de 150 pratos, obteve a marca de 142 acertos.
Apesar de ter tido o melhor aproveitamento, pelo novo regulamento da competição, terminou em segundo lugar na categoria Sênior A.
Na nova maneira de disputa, os seis melhores garantem vaga na semifinal e, depois, os quatro melhores disputam a final, com a pontuação zerada, sendo dois duelos, o primeiro contra o segundo e o terceiro contra o quarto colocado.
Nesta fase decisiva, dos 30 pratos, Filipe acertou 27 e Robson Deschamps, de Florianópolis, que também integra a equipe rio-clarense, obteve 28, garantindo a primeira colocação. Na outra disputa, Érico Fuzaro, pai de Filipe, com 25 acertos, ficou em quarto lugar, e Luiz Fernando da Graça em terceiro, com 28.
Porém, com a marca de 142 pratos no total, Filipe bateu seu próprio recorde, que era de 140 em 150, conquistado no dia 4 de abril, na segunda etapa da Copa Brasil, em Curitiba. Antes, o recorde nacional era de 139 acertos em 150 possíveis e, com a pontuação recebida pela segunda colocação, seguiu na liderança do ranking qualidade, posição em que está desde o começo do ano. Na primeira, disputada em Curitiba, em fevereiro, com 133 acertos, ficou em primeiro lugar.
Ainda nesta categoria, Rio Claro foi representado nessa terceira etapa por Leonardo Raposo, que ficou em sexto lugar, com 114 acertos. Na categoria Sênior C, Danilo Lunardi Scussolino ficou em primeiro lugar, com 110 acertos.
Com foco nas Olimpíadas de 2016, Filipe treina no estande de tiro do Clube de Campo cinco vezes por semana, cerca de 200 tiros por treino, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes (Seme), da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, da Companhia Brasileira de Cartuchos, e realiza os treinos físicos no Centro de Treinamento Personalizado (CTP) Gama.