Fundação de Saúde irá distribuir 2.000 frascos de repelente
A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro iniciou a distribuição de repelentes contra mosquitos para gestantes do município.
Os repelentes estão sendo ofertados nas unidades básicas de saúde (UBS) e nas unidades de saúde da família (USF), numa ação contínua da Fundação de Saúde no enfrentamento às arboviroses.
O objetivo é proteger as gestantes, combatendo os riscos à gestação que possam ser causados pelo Aedes aegypti, reduzindo o risco de infecções por dengue, chikungunia, zika e outra arbovirores. A zika pode causar alterações neurológicas nas crianças como microcefalia.
Ao todo serão distribuídos 2.000 repelentes nas unidades de saúde, levando em consideração a média de exames pré-natais realizados em cada local.
As autoridades sanitárias alertam que o uso de repelente não deve ser a única maneira para evitar a transmissão das doenças. É muito importante que as pessoas fiquem atentas aos locais que possam servir de criadouros e façam a sua parte removendo os possíveis recipientes de água parada, para evitar que a dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes se alastrem pela nossa cidade.