Ednéia Silva
A greve nacional dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), iniciada no dia 7 de julho, alterou o funcionamento das agências do instituto em vários municípios, inclusive na região. Os postos de Araras, Limeira e Piracicaba estão com funcionamento parcial, já que parte dos servidores aderiu à paralisação. Em Rio Claro não há greve e a agência funciona normalmente.
O balanço foi divulgado pelo Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo) de Piracicaba. De acordo com a entidade, nas cidades que compõem a base estão com funcionamento parcial Araras, Limeira, Piracicaba e Tietê. Com funcionamento normal: Conchal, Leme, Pirassununga, Rio Claro e São Pedro. As agências fechadas estão localizadas em Capivari, Cerquilho, Laranjal Paulista e Rio das Pedras.
O diretor do sindicato, Eduardo Rubio, explica que em Limeira estão sendo atendidas somente as perícias médicas. Em Rio Claro uma nova reunião será realizada nesta terça ou quarta-feira com os funcionários da agência local para discutir a paralisação e uma possível adesão.
Rubio destacou que aos poucos o movimento grevista vem sendo construído. Na sexta-feira (17) a categoria rejeitou a proposta feita pelo INSS de reajuste de 21,3% dividido em quatro anos. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 27,6% em uma única parcela. Rubio informa que uma reunião será realizada no Ministério do Planejamento nesta terça-feira (21) em Brasília para discutir o assunto.
Em nota, o INSS informou que até sexta-feira (17) a greve tinha adesão de 3.733 (11,49%) dos 32.487 servidores. Em todo o país havia 734 (45,7%) agências com funcionamento parcial e 256 (16%) fechadas, sendo 88 (33%) e 26 (10%) no Estado de São Paulo, respectivamente. O instituto orienta os segurados a ligar para a Central 135 para obter informações sobre a greve.