Lucas Calore
Um grupo de ciganos foi retirado de uma área verde no bairro Terras de Ajapi, no Distrito de Ajapi, na manhã dessa quarta-feira (29).
Segundo o agente fiscal Alberto Merino, da Sepladema, a família que ocupava o terreno recebeu notificação pedindo sua saída no dia 17 de fevereiro, mas não respeitou o prazo de cinco dias.
“Com o apoio da Guarda Civil Municipal, negociamos de forma pacífica para que não fosse necessário confronto”, relata. A ação contou com quatro viaturas, além de um caminhão que poderia ser usado em caso de necessidade na recusa da saída.
Após alguns minutos de conversa, a família decidiu retirar os pertences e colocou em um terreno particular defronte ao local.
Ainda de acordo com Merino, como a ordem judicial foi cumprida, o trabalho foi encerrado com a entrega da notificação.
Lamentação
Vitor Soares, ambulante que morava na tenda instalada na área com sua esposa grávida e dois filhos, lamenta o ocorrido.
“A gente ficou constrangido e ofendido”, comentou para a reportagem. Na barraca, havia cama, geladeira, fogão e outros utensílios, e eles ocupavam aquele ponto há cerca de dois anos.
Demais integrantes do grupo de ciganos moram em residências na mesma rua do terreno e relatam que sofrem represálias de vizinhos.
“Há cinco anos que moramos aqui. Nós limpamos e cuidamos dessa área. Não bebemos e ninguém nem fuma aqui. É preconceito contra nós. Estamos envergonhados pelo jeito que chegaram aqui”, desabafou Marcio Alves, também ambulante.