Lucas Calore
Aconteceu em Rio Claro na manhã dessa terça-feira (10) a primeira reunião de análise criminal do Trigésimo Sétimo Batalhão da Polícia Militar com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM), agora com o novo comandante Fernando Godoy.
A reunião, que já acontece semanalmente, também recebeu o secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Defesa Civil, o vice-prefeito Marco Antonio Bellagamba, além do diretor de segurança da pasta, Luis Irikura.
Unir forças
Para o secretário, o momento é de união. “Cada um tem a sua demanda, mas agora é o momento de caminhar juntos”, diz Bellagamba. Ações preventivas foram colocadas em pauta, como o redirecionamento das câmeras de monitoramento e investimento em novos convênios que possam auxiliar na fiscalização da segurança pública.
Segundo o major Rodrigo Arena, o objetivo da reunião é compartilhar as informações. “Essas análises que a Polícia Militar faz são ‘termômetros’ do que acontece em nosso município. Com base nisso, se faz o policiamento”, explica.
Segurança
O novo comandante da GCM lembra que as viaturas do município já fazem operações em eventos de maior proporção. Para Bellagamba, as ações em conjunto trarão benefícios.
“Vamos multiplicar de forma ostensiva para aumentar a fiscalização. Poderemos flexibilizar o movimento das viaturas para trazer mais segurança. Através de pequenas ações que se inibem grandes problemas”, comenta.