Adriel Arvolea
Senhoras e senhores, o grande dia chegou! É Carnaval e a Rua 3-A se transforma na Passarela do Samba. Neste sábado (14), às 20h, o Rei Momo e sua Corte desfilam para o grande público. Por volta das 20h30, bloco-escola Império do Samba canta o enredo “No Mundo Encantado… Hoje, o Império Faz a Festa”. Uma viagem aos contos de fadas promete mexer com o imaginário dos foliões. Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel são algumas personagens presentes no enredo.
Às 21h30, a Grasifs – Voz do Morro é a primeira escola de samba a abrir os trabalhos na Capital da Alegria. Terceiro lugar no Carnaval 2014, a agremiação promete um desfile técnico e empolgante.
‘Sustentabilidade, a hora é essa: um povo forte, naturalmente sustentável’ é o tema-enredo da Grasifs. Educação ambiental, reciclagem e destruição são temas abordados nessa reflexão, com a ideia de ser sustentável sem buscar recursos de fora e aproveitar as próprias habilidades e ferramentas para o trabalho.
“A escola trabalha o conceito de ser sustentável. Quer gerar empregos na sua comunidade; produzir com os recursos disponíveis; criar cargos com a participação daqueles que convivem com o dia a dia da Grasifs. Ou seja, a intenção é suprir as necessidades com aquilo que temos à disposição: material humano”, esclarece o presidente.
Segunda a desfilar, por volta das 23h, a A Casamba, vice-campeã do Carnaval 2014, traz o enredo ‘E o Futuro, o que será? Quer Descobrir? Acredite se quiser’. Como o futuro desperta curiosidades, há pessoas que recorrem a diferentes meios para tentar desvendá-lo, principalmente em busca de uma resposta que lhes traga algum conforto e tranquilidade. Cartas de tarô, jogo de búzios, horóscopo e adivinhação são alguns recursos utilizados para desvendar as incertezas do destino.
Neste sentido, a loucura e o fascínio por aquilo que está por vir ganham forma e movimento numa viagem que percorrerá desde o Egito antigo aos dias atuais, perfazendo um caminho traçado pelo homem para responder aos seus anseios mais profundos.
Divididos em dez alas, 750 componentes convidam você a desvendar o amanhã que está por vir. “Vamos mostrar tudo o que é místico e o modo e as formas que as pessoas buscam para a adivinhação do futuro. Quer descobrir? Acredite se quiser”, finaliza o presidente José Mário Arena.