Carine Corrêa
Moradores dos novos conjuntos habitacionais inaugurados na Estrada de Jacutinga denunciam dois problemas no acesso: falta de iluminação e imprudência de motoristas no trecho, especialmente no tocante ao abuso na velocidade.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, relatou o drama pelo qual a comunidade passa. “Moro nos prédios da prefeitura e, em uma das ruas que permitem acesso ao nosso prédio, é um escuridão só. Além disso, ainda têm os carros que circulam à noite pelo trecho em alta velocidade, confundindo a rua com pista de corrida. Trabalho à noite e volto de madrugada. Já me deparei inúmeras vezes com esses motoristas subindo e descendo a rua”, denunciou ao WhatsApp do JC.
Para reduzir o número de acidentes, a prefeitura informou que a Estrada de Jacutinga recebeu reforma em toda a sinalização de solo, pintura de faixas de pedestres, de estacionamento e de divisão de pista foram reforçadas.
“É preciso levar em conta a quantidade crescente de veículos no município, que torna o trânsito mais complicado em várias regiões da cidade, principalmente nos horários de pico”, considera a administração municipal. O levantamento mais recente da Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário mostra que Rio Claro possui cerca de 162.500 veículos automotores. “A prefeitura vem tomando providências para melhorar as condições de trânsito nos pontos mais críticos e reforça a orientação para que se obedeça à legislação e à sinalização para garantir mais segurança no trânsito”, conclui.
Já sobre a iluminação, a concessionária Elektro foi consultada sobre a reclamação dos moradores e informou que no endereço informado não há iluminação pública. “A instalação de novos pontos de iluminação pública é de responsabilidade do Poder Executivo Municipal, haja vista a necessidade de elaboração de estudos, projetos e custeio da nova obra e do consumo mensal de energia elétrica da iluminação em questão, motivo pelo qual essa solicitação deve ser direcionada à Prefeitura Municipal que, após o planejamento de ocupação urbana e orçamentária, tomará as devidas providências”, disse em nota.
Lembrando que os leitores podem enviar sugestões de matérias ao WhatsApp do Jornal Cidade pelo (19) 9-9942-4100.