A influência da massa de ar seco continua dominando as condições meteorológicas sobre o estado de São Paulo, mantendo o céu predominantemente claro com poucas nuvens em Rio Claro. Não há previsão de chuva devido ao bloqueio atmosférico que impede a aproximação de frentes frias e a formação de nuvens de chuva. Esse cenário também resulta em baixos índices de umidade do ar.
Durante a noite e a manhã, as temperaturas são amenas, enquanto se mantêm estáveis durante as tardes. Hoje (20), a temperatura mínima registrada no campus da Unesp foi de 9.8°C, com máxima prevista de 30°C.
O inverno no Hemisfério Sul começa hoje à tarde, às 17h51, e termina em 22 de setembro de 2024, às 09h44 (horário de Brasília). Esta estação é caracterizada por ser menos chuvosa, com menor incidência de radiação solar e frequentes massas de ar frio do sul do continente.
A falta de chuvas é atribuída à persistência das massas de ar seco, o que reduz a umidade relativa do ar, aumentando assim o risco de queimadas, incêndios florestais e doenças respiratórias.
As incursões de massas de ar frio durante o inverno podem causar geadas. Além disso, é comum ocorrerem nevoeiros ou névoa úmida pela manhã, reduzindo a visibilidade, devido às inversões térmicas.
As condições oceânicas atuais indicam neutralidade, sem sinais de El Niño ou La Niña. Contudo, os modelos compilados pelo APEC Climate Center sugerem uma probabilidade de 48% de neutralidade persistir durante o inverno de 2024. Existe uma probabilidade de 50% de desenvolvimento do fenômeno La Niña no trimestre julho-agosto-setembro/2024, aumentando para mais de 50% no trimestre agosto-setembro-outubro/2024.
Para a nossa região, a previsão é de chuvas abaixo da média esperada (média esperada para Rio Claro é de 107.1mm) durante o inverno. As temperaturas devem permanecer acima da média na maior parte da região, mas há a possibilidade de queda na temperatura média do ar em alguns dias devido à entrada de massas de ar frio, o que pode resultar em geadas isoladas em áreas de maior altitude.