Entradas de massas de ar frio não estão descartadas ao longo dos meses
O outono se despede nesta quinta-feira com características que passaram um poucos distantes da estação que antecede a mais fria do ano. Em relação às chuvas, faz tempo que o rio-clarense espera uma mudança de tempo até mesmo para amenizar o ar seco, a poeira e dar um alívio na respiração.
De acordo com o Ceapla/Unesp/Prefeitura de Rio Claro o total de chuvas neste outono ficou abaixo do esperado. Foram 169,8 milímetros (o esperado eram 211,7 milímetros). Comparado com o outono 2023 o número fica ainda mais abaixo já que no ano passado foram registrados 384,4 milímetros.
Essa volume baixo de chuvas que tivemos no outono deste ano deve persistir agora até o 22 de setembro que é quando termina o inverno. Para a região de Rio Claro, a previsão é de chuvas abaixo da média esperada (107,1 mm), com temperaturas tendendo a permanecer acima da média na maior parte da área. Contudo, não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média devido à entrada de massas de ar frio, podendo resultar em geadas isoladas em áreas de maior altitude.