Lucas Calore
Quem passou nos últimos dias pelas dependências do Jardim Público de Rio Claro, no Centro do município, observou mudanças no local. A vegetação de algumas áreas foi retirada e outras cortadas, como meio de ampliar a visibilidade dos cidadãos.
De acordo com a Prefeitura Municipal, os procedimentos incluem pequenas podas que permitem a passagem de luz solar e artificial, mantendo as espécies mais saudáveis e a segurança dos cidadãos sendo aumentada, permitindo que se tenha uma visão ampliada dos espaços públicos.
Cortes
Em nota, a administração de Rio Claro afirmou que os serviços no Jardim Público atendem ao requisito de prevenir queda de galhos e árvores comprometidas, com o corte amparado em laudos técnicos, o que evita que as mesmas venham ao chão, colocando em risco cidadãos, veículos e imóveis.
Diversos serviços de corte de galhos foram feitos nos últimos meses pela Secretaria de Manutenção e Paisagismo em árvores da praça.
Novidades
A Fonte do Índio, um dos principais pontos turísticos do Jardim Público, está em processo final de sua restauração. A estátua do Índio, que foi depredada no início deste ano, já foi completamente refeita e reinstalada.
A nova pintura do local também foi finalizada e faltam alguns serviços de iluminação e sistema hidráulico para que seja reaberta ao público. Sobre o roubo da estátua de Diana, a investigação está a cargo da Polícia Civil.
GCM
Vale lembrar que a Guarda Civil Municipal está operando com uma viatura fixa na praça há semanas, para garantir maior segurança para a população. Os guardas ficam no ponto em frente ao Coreto. A corporação também faz fiscalização das vagas exclusivas para idosos e deficientes no entorno.