A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção de Rio Claro está tomando providências para preservar um jequitibá centenário que está no Jardim Público do Centro.

As raízes do exemplar estão expostas, gerando também riscos às pessoas que transitam pelas proximidades. Por isso foi colocada sinalização e faixas de isolamento para que o público não passe por um dos lados da árvore.

“Não queremos cortar a raiz do jequitibá para não comprometermos a saúde da árvore”, explica o secretário municipal de Agricultura, Valmir Pinton, informando que a pasta estuda alternativas para resolver o problema.

Uma das soluções em análise é aumentar um dos canteiros ao lado para que o jequitibá fique dentro dele, e alargar a passagem do outro lado, garantindo bom fluxo para quem caminha naquele trecho da praça.

O Jardim Público é uma das principais referências do Centro Histórico de Rio Claro. No mês passado, a prefeitura iniciou a recuperação do piso, utilizando as tradicionais pedrinhas portuguesas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.