Lucas Calore
Os jovens da geração Y, aquela nascida a partir dos anos 1980, veem na data de hoje um bom motivo para comemorar. Hoje é celebrado o Dia do Orgulho Nerd, data criada em 2006 por jovens espanhóis que queriam fazer uma homenagem à estreia do filme Star Wars, datada de 25 de maio de 1977.
Mas, por que pessoas tão jovens resolveram criar uma data para homenagear um filme relativamente antigo para a idade que têm? O motivo é simples. Eles são popularmente conhecidos como nerds.
Na verdade, os integrantes desta tribo são mais comuns do que imaginamos, e eles estão presentes em várias gerações, dos mais adultos aos adolescentes da última geração. Se antigamente eram considerados antissociais por se dedicarem amplamente aos estudos, hoje em dia fazem diversos eventos de socialização, sempre com algum tema relacionado ao universo das histórias em quadrinhos, videogames, filmes clássicos e contemporâneos, literatura, internet, fotografia, entre outros.
Para o estudante universitário Paulo Chiozzini, 21 anos, curtir este universo é muito prazeroso. “Na rotina entre trabalho e estudos, sempre procuro uma brecha para assistir a clássicos do cinema, além de correr atrás de livros, quadrinhos, jogos e seriados.”
A paixão por estes assuntos é tão grande, que influenciou a escolha da vida profissional de Paulo. “Como sempre admirei os cartazes dos filmes, sejam expostos no cinema ou em locadoras, procurei aprender mais sobre artes e manipulação de imagens. Foi quando decidi que queria me especializar na área de design gráfico”, conclui.
Se antes esse tipo de cultura era visto com olhares duvidosos por quem não é fã do universo nerd, hoje Paulo crê que o preconceito diminuiu bastante: “Devido à quantidade e qualidade de filmes, livros e séries, essa cultura passou a ser admirada até mesmo por quem não se interessava pelos temas”.
Em meio a tantas novas opções de entretenimento que são criadas para os jovens todos os dias, a comunidade nerd orgulha-se de valorizar produções culturais de décadas passadas, além das mais recentes, as quais nem todos conhecem ou delas gostam.
Então, não estranhe se vir alguém fantasiado de personagem de filmes como Star Wars, De Volta para o Futuro, O Guia do Mochileiro das Galáxias, ou personagens de quadrinhos, desenhos animados, entre outras produções pelas ruas da cidade. São os nerds curtindo um dia especial para eles.
Dia da Toalha
Outra data comemorada neste 25 de maio é o Dia da Toalha. Estranho aos olhos de uns, uma homenagem de tamanho inestimável para a comunidade nerd.
A data foi escolhida para lembrar a importância do escritor britânico Douglas Adams e sua obra mais famosa, “O Guia do Mochileiro das Galáxias” que narra a aventura do personagem Arthur Dent e identifica o objeto como sendo um utensílio imprescindível a todo mochileiro das galáxias.
Na história, a toalha pode ser usada como agasalho, como capa, como forro, como escudo, como arma, como símbolo e, claro, como uma simples toalha. O livro foi publicado em Londres, na Inglaterra, em 1979. Em apenas três meses, mais de 250 mil cópias foram vendidas. A história original tinha sido escrita para uma série de rádio transmitida pela BBC. Os cinco livros da saga têm 1.056 páginas e são aclamados por fãs de todas as idades, geração após geração.
No Dia da Toalha, criado em 2001, ano da morte do autor do livro, jovens saem às ruas carregando consigo uma toalha e se reúnem para debaterem sobre a história dos livros, além de postarem fotos sobre o tema em seus perfis nas redes sociais.