Doutoranda da Unesp Botucatu e rio-clarense, Joyce Rizzi, palestra em Zurique sobre mitocôndrias como biossensores
Nesta segunda-feira (9), em Zurique, Suíça, a rio-clarense Joyce Santana Rizzi, doutoranda do Instituto de Biociência (IB) da Unesp de Botucatu, apresentou sua pesquisa na “Conferência Internacional sobre Bioquímica e Biologia Molecular”. O tema da palestra foi: “Mitocôndrias como biossensores para avaliação toxicológica e fisiopatológica”, destacando o papel essencial das mitocôndrias na pesquisa científica atual.
Joyce é graduada em Biomedicina pela FHO – Fundação Hermínio Ometto e possui mestrado em Patologia Toxicológica pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB – Unesp). Atualmente, está no programa de doutorado em Biologia Estrutural e Funcional, com foco em doenças neuromusculares.
Com uma carreira acadêmica marcada por passagens em renomadas instituições, Joyce trabalhou na área de Reprodução Humana na Buttros, estagiou e desenvolveu pesquisas na FMB-Unesp, além de atuar como pesquisadora no Laboratório Toxicam. Sua trajetória começou em Rio Claro, onde cursou toda a educação básica na Escola SESI, sempre incentivada pelos pais, Cátia e Rinaldo Rizzi.
A conferência reúne pesquisadores de diversos países, destacando a relevância global de estudos como o de Joyce, que contribuem para a compreensão de processos toxicológicos e fisiopatológicos.