Viatura Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Rio Claro

Especialistas da Secretaria de Segurança e da Patrulha Maria da Penha debatem direitos e proteção às vítimas de violência doméstica; evento ocorre dia 26 de março

Dentro da programação de ações do Mês da Mulher, o Shopping Rio Claro recebe a assistente social e assessora da Secretaria Municipal de Segurança Sônia Mantovani e a GCMF e coordenadora da Patrulha Maria da Penha Luciana Rodrigues para uma palestra gratuita sobre a lei Maria da Penha. A palestra acontecerá em duas sessões, às 10h e às 14h, no espaço ao lado da loja Melissa no dia 26 de março.

“Como parte de nossa programação especial com foco nas mulheres, o Shopping traz Sônia Mantovani e Luciana Rodrigues para um bate-papo com as clientes sobre os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica previstos na lei Maria da Penha, e os mecanismos disponíveis para sua proteção e acolhimento”, destaca Bárbara Crocco, Coordenadora de Marketing do Shopping Rio Claro.

MARIA DA PENHA

Conhecida como Lei Maria da Penha, uma farmacêutica que lutou pelo direito das mulheres, a Lei nº 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do art. 226 da Constituição Federal, e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

VIOLÊNCIA

Nove em cada dez agressões cometidas contra mulheres nos últimos 12 meses, o equivalente a 91,8%, foram testemunhadas por outras pessoas. A maioria (86,7%) pertencente ao círculo social ou à família da vítima.