O projeto de lei que obriga a Prefeitura de Rio Claro, através da Fundação Municipal de Saúde, a divulgar a lista de pessoas vacinadas contra a Covid-19 segue para sanção do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD). A proposta, de autoria do vereador Irander Augusto (Republicanos), foi aprovada em segundo turno na Câmara Municipal na segunda-feira (3) após boa recepção entre os próprios parlamentares.

Ontem (4), em entrevista no programa Direto da Redação, nas redes sociais do JC, Irander lembrou que a matéria é para tornar o trabalho da vacinação em Rio Claro mais transparente. “Diante da situação em que estamos vivendo, na pandemia, todas as cidades estão críticas. Surgiu esse projeto, que é muito importante, para que haja mais credibilidade. Para mostrar mais informações à população, elaboramos a proposta e, com toda certeza, creio que dará mais transparência ao município”, disse.

Conforme o projeto, se de fato colocado em prática enquanto lei, a Prefeitura deverá atualizar semanalmente em sua página oficial a lista dos vacinados contra o coronavírus. Os dados a serem publicados serão: nome completo, data de nascimento, CPF ocultando os seis primeiros dígitos com asterisco, data da vacinação e quantidade de vacinas e em estoque.

“Em outras cidades o projeto foi feito e está dando resultado. Vimos que na pandemia houve desvio de vacinas, as chamadas ‘vacinas de vento’. As pessoas são corruptas, enfermeiros desviando vacinas, políticos fazendo superfaturamentos. O projeto veio para poder dar transparência”, acrescenta o vereador. Em Santa Gertrudes, município vizinho a Rio Claro, lei semelhante já está em vigor há alguns meses.

“Se o prefeito tiver boa vontade, eu creio na boa vontade dele, mas que ele venha urgentemente fazer esse projeto de lei virar realidade e sancioná-lo. As pessoas precisam disso”, finaliza. A entrevista na íntegra está disponível no vídeo abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Falta d’água provoca queixas em três bairros

Escola Odilon volta a registrar casos de violência entre alunos