Carine Corrêa
A queda da estrutura de um comércio na região central de Rio Claro assustou munícipes e comerciantes nessa segunda-feira, dia 2. O beiral – parte superior que integra a fachada da loja – caiu durante a ventania e desabou em cima de dois carros.
Os veículos estavam estacionados em frente ao comércio – na Rua 3 entre as avenidas 8 e 10 – e foram danificados pelo concreto que se desprendeu. O gerente da loja, Rafael Acosta, explica que, no momento da queda, sete funcionários estavam na loja. “Foi quando a chuva já estava ficando mais fraca”, acrescentou.
>>> Rajadas de vento chegam a 77 km/hora no município
Adriano da Silva é proprietário de um dos veículos. Ele conta que entrou na loja para abrir um crediário e cerca de dez minutos depois ouviu o estrondo. “Felizmente não ocorreu nenhuma tragédia. Estacionei o carro e vim com minha família para o Centro. Minha mãe, minha esposa e meu filho estavam comigo e por sorte ninguém estava no carro”, relata Adriano.
Ele diz que tentará um acordo com o comércio e culpa a falta de uma estrutura mais segura. “Farei um boletim de ocorrência e tentarei um ressarcimento com o comércio. Se o problema fosse somente a ventania, todos as lojas teriam desabado”, acrescentou. Adriano é proprietário do Gol de cor verde, mas seu carro não tem seguro.
Já no caso do segundo automóvel danificado, o proprietário Samuel Gouvea diz que, embora o carro tenha seguro, o comércio deveria ter se atentado à questão da segurança. “Não deve ter nenhum engenheiro responsável”, questionou.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e acionou a Defesa Civil e a Polícia Militar, que registrou a ocorrência. Não houve vítimas e foi necessário interromper o abastecimento de energia elétrica naquela área. “A Secretaria Municipal de Obras também esteve no local para verificar a estrutura do comércio”, informa o diretor da Defesa Civil, Danilo de Almeida. A perícia também compareceu para fazer o registro da ocorrência nos setores policiais.