Vivian Guilherme
Seguindo a tendência de três cidades da região (Corumbataí e Ipeúna), em Analândia também ocorreu um ‘racha’ entre prefeito e vice, levando o suplente a disputar o pleito com o atual chefe do Executivo. Um município bastante passional quando assunto é política, Analândia mais uma vez enfrentou uma eleição acirrada e intensa.
De um lado, o atual vice-prefeito Jairo Mascia (PMDB) concorrendo pela oposição e, de outro, Amarildo Crescitelli (PSDB) disputando com o apoio do atual prefeito Rogério Ulson e do ex-prefeito Beto Perin (DEM). No resultado final, Jairo conquistou 54,19% dos votos, 1.968 eleitores, e Amarildo 45,81%, com 1.664 votos válidos.
O prefeito eleito esteve na Rádio Excelsior Jovem Pan News, onde concedeu entrevista ao Jornal da Manhã para comentar o resultado das urnas e os projetos para a Estância Climática a partir do próximo ano. Acompanhado de seu vice José Angelo Mattos (SD), Jairo falou sobre a particularidade das eleições no município, que sempre enfrenta dificuldades quando o assunto é o número de eleitores. “A legislação é confusa, ela preconiza que as pessoas não só tenham residência, mas domicílio. E a questão de domicílio eleitoral é mais elástico, o que propicia a irregularidade”, opinou Jairo.
Sobre suas principais propostas, o prefeito eleito foi enfático ao dizer que a prioridade é a geração de empregos. “Analândia está inchada, não houve o desenvolvimento adequado para agregar a mão de obra e hoje a economia da cidade passa por dificuldades. Segundo o último censo, 50% da população tem renda per capita de meio a um salário mínimo. Analândia está pobre”, ressaltou Jairo, ao dizer ainda que a maior parte da população tem como empregador a própria prefeitura.
O vice José Angelo aproveitou para destacar o potencial turístico do município que não vem sendo aproveitado. “Além dos pontos turísticos, é preciso trabalhar para se criar um calendário de eventos. O aspecto natural traz algo, mas para cativar o público é preciso haver eventos que sejam capazes de contentar os cidadãos e também tornar a cidade mais bonita”, disse Mattos.
Compromisso – “O objetivo da eleição terminou no dia 2, agora é recuperar e melhorar Analândia. Acredito que os vereadores vão estar compromissados com isso, estaremos com os mesmos objetivos, o de desempenhar uma boa administração para melhorar a cidade.”
Confira a entrevista que o prefeito concedeu à Rádio Excelsior Jovem Pan News na manhã desta terça-feira (11):
[box]
PERFIL
Jairo Aparecido Mascia
Idade: 48 anos
Formação: administrador de Empresas e Ciências Jurídicas
Esposa: Andressa Tavares Corrêa Mascia
Filhos: Andrey (11 anos) e Enzo (3 anos)
Pais: Carlos Mascia (falecido) hoje teria 88 anos e Antonia Hermógenes Mascia – 79 anos
Carreira pública: atualmente é vice-prefeito do município
Partido político: é filiado ao PMDB, seu único partido, desde 1992
[/box]