Depois de muita espera, choveu em Rio Claro neste fim de semana. O Daae ressalta, porém, que mesmo assim, o rodízio em parte do abastecimento da cidade vai continuar por tempo indeterminado, pois, o Ribeirão Claro ainda não está com volume suficiente para que o rodízio seja suspenso.
De acordo com o departamento técnico do Daae, seria necessário chover ao menos 100mm para ter uma perspectiva de melhora na captação de água. “No estado em que o solo está, bastante seco, teria que chover ao menos 100mm, sendo que cerca de 30% a 40% desse volume será absorvido pelo solo”, esclarece o responsável técnico químico do Daae, Almir Fernandes.
Para preservar o manancial até que as chuvas se tornem constantes e volumosas, mesmo que chova 100mm, ainda haverá restrição no bombeamento de água. “O rodízio segue por tempo indeterminado mesmo com as chuvas. É preciso recuperar o manancial e somente quando estiver em melhores condições de captação voltaremos ao abastecimento normal”, explica Almir.
No início da manhã de sexta-feira (18), a régua que indica o nível de água no Ribeirão Claro estava marcando -45cm. O normal, na estiagem, seria zero cm. Com -30cm, a condição técnica começa a ficar desfavorável para o tratamento da água. O Ribeirão Claro é o local de captação de água da ETA 1 que abastece 40% do município de Rio Claro e entrou em sistema de rodízio em seu funcionamento em virtude da pouca água neste manancial. Desde sexta-feira (18), o rodízio é de 12 horas. Das 6 horas da manhã às 18 horas, a ETA 1 fica desligada. E das 18 horas às 6 horas da manhã, em funcionamento.