COMPRAS DE FINAL DE ANO: tenha cuidado com as bolsas e crianças. Marginais intensificam seus ataques nesta época

Sidney Navas

COMPRAS DE FINAL DE ANO: tenha cuidado com as bolsas e crianças. Marginais intensificam seus ataques nesta época
COMPRAS DE FINAL DE ANO: tenha cuidado com as bolsas e crianças. Marginais intensificam seus ataques nesta época

O Natal está chegando e com isso aumenta também o número de ataques dos trombadinhas (batedores de carteira) e golpistas, que aproveitam a aglomeração dos consumidores nas ruas e dentro das lojas. Tanto a Polícia Militar como a Guarda Civil reforçam o patrulhamento em toda a cidade, com uma atenção especial ao Centro da cidade. Mas isso não é o suficiente e, apesar da investida dos marginais, é possível evitar os roubos, furtos e golpes. Basta mudar alguns hábitos.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Wlademir Walter, os bandidos se aproveitam da distração de suas vítimas e o movimento no interior dos estabelecimentos comerciais e vias públicas. “Dentro das lojas, a atenção deve ser redobrada, principalmente com as carteiras e bolsas. Às vezes a pessoa só percebe que foi furtada quando chega a sua casa”, lembra o comandante.

Segundo ele, para inibir os ataques, os consumidores, em especial as mulheres, devem trazer a bolsa na parte da frente e sempre colada ao corpo. “Dessa forma fica mais difícil para o ladrão agir”, explica ele. Outra dica muito valiosa é sempre que possível utilizar somente o chamado ‘dinheiro de plástico’, ou seja, os cartões bancários. “Também não é prudente manter a senha dos cartões dentro da carteira. É tudo o que os criminosos querem. Com a senha, eles fazem saques e compras”, enfatiza. Na rua, o certo, quando der, é andar em grupos e sempre mantendo a atenção com bolsas e carteiras. “Andando juntas, as pessoas ficam mais protegidas. Evite ostentar colares e joias. Esses adereços chamam a atenção dos gatunos”, comenta.

As crianças também merecem cuidados nesta época do ano, já que podem se perder no meio da multidão. “Alguns pais colocam pulseiras de identificação com número de telefones. Caso a criança se perca, fica mais fácil encontrá-la”, recomenda Wlademir Walter. Além desses cuidados, é recomendável também ficar atento quando deixar o carro estacionado no meio da rua. “Em nenhuma hipótese esqueça objetos de valor e bolsas no interior do veículo. Os assaltantes não pensarão duas vezes em quebrar o para-brisa e cometer o furto”, explica. Por último nunca aceita recompensas mirabolantes oferecidas por desconhecidos. “É tudo golpe. Tenha cuidado”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.