A Câmara Municipal aprovou em primeiro turno o projeto de lei complementar que autoriza a devolução do PSMI (Pronto Socorro Municipal Integrado) para administração da Santa Casa de Misericórdia. A matéria deve ser votada em segunda discussão na próxima semana pelos vereadores. Há cerca de vinte anos, desde o Governo Nevoeiro, que o local tem gestão da Fundação Municipal de Saúde e com a mudança um convênio será assinado para que a instituição hospitalar passe a administrá-lo.

A Santa Casa de Rio Claro ficará responsável pelo gerenciamento e pela manutenção da Nova Porta de Entrada Hospitalar referenciada, que é gerida através do Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), modalidade de regulação de Urgência/Emergência (UPA da Avenida 29, P.A. do Cervezão e Samu) e leitos cuja finalidade é aperfeiçoar o atendimento médico-hospitalar para a população.

O convênio que será assinado entre a Fundação Municipal de Saúde e a Santa Casa prevê o repasse mensal de R$ 1,2 milhão para a entidade administrar o PSMI, que será reformado. No total serão disponibilizados 28 leitos para atendimento aos pacientes. O local deverá manter, além do corpo médico com ao menos dois médicos 24 horas por dia, também de apoio técnico de enfermagem e administrativo, além de equipe de especialidades para suporte. O novo convênio terá validade de três anos, podendo ser prorrogado por até cinco anos.

O início da nova gestão ocorrerá, caso o projeto seja aprovado em segundo turno e sancionado pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), em até 45 dias após a assinatura do convênio. Os demais 110 leitos dentro da própria Santa Casa de Misericórdia, já previstos em outro convênio, serão mantidos. Essa quantidade é dividida para o município de Rio Claro e microrregião.

Durante a primeira votação, o vereador Serginho Carnevale (União Brasil) foi o único a se pronunciar pela aprovação do projeto, ganhando apoio dos demais.

Serviço

Expectativa é de que com a mudança da gestão o padrão de atendimento do local aumentará, trazendo resolutividade às demandas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.