Cerca de 93 toneladas de materiais foram recolhidos durante o mutirão contra a dengue no Bela Vista, em Rio Claro. Entre os itens retirados estão móveis velhos, entulhos e objetos que acumulavam água, potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ação já removeu mais de 450 toneladas de resíduos na cidade em 2025

Ação da prefeitura já removeu 451 toneladas de potenciais criadouros do Aedes aegypti em 2025; 70% dos focos estão dentro de residências, segundo governo federal

O mutirão de combate à dengue realizado nesta semana no bairro Bela Vista, em Rio Claro, recolheu quase 93 toneladas de materiais, retirados de imóveis, ruas e avenidas do bairro.

No mutirão, agentes da Fundação Municipal de Saúde recolheram possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e orientaram a comunidade sobre medidas de prevenção.

A Secretaria de Serviços Públicos realizou ações de limpeza, removendo lixo e entulho do bairro, além de fazer a capinação e corte de mato de espaços públicos.  A comunidade também contou com o serviço de cata-bagulho para o descarte correto de móveis e materiais inservíveis.

Agentes da FMS vistoriam as residências e orientam a população durante a realização do mutirão de limpeza

Foi o quinto mutirão realizado pela prefeitura em 2025. Até agora, 451 toneladas de materiais foram removidos, entre os quais, muitos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Na semana passada trabalho semelhante foi realizado na Vila Alemã, de onde foram retiradas 101 toneladas de materiais. Na Vila Nova foram recolhidas 85 toneladas, no Arco-íris, 53 toneladas, e no Cervezão, 119 toneladas.

Com o período de chuvas, a população precisa redobrar cuidados para evitar criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Dados do governo federal mostram que cerca de 70% dos criadouros estão no interior das residências. Qualquer recipiente que acumule água pode ser criadouros do mosquito.