Represa do Broa

Fabíola Cunha

Uma audiência pública no próximo dia 23, sábado, volta a reunir proprietários de imóveis no Balneário de Santo Antônio, onde fica a represa do Broa, e a administração municipal. A ideia é chegar a um consenso sobre como melhorar as condições do local. O tema principal, conforme divulgado no site da Prefeitura de Itirapina, é “Cobrança ou não de veículos na portaria do Broa, seus reflexos na infraestrutura das praias e o impacto no pedágio municipal”. O evento acontece às 10h, na sede da Apib, na Rua 11, 60, Broa.

No dia 26 de janeiro, houve um audiência que teve como tema principal o fato de que o bairro não possui rede de esgoto e muitas residências têm fossas negras (escavadas diretamente no terreno sem revestimentos, com resíduos diretamente no solo), o que causa grande contaminação e degradação da região.

Há projeto que prevê a implantação de 25 quilômetros de redes coletoras junto às propriedades e uma estação elevatória de esgoto, orçado em R$ 24 milhões. No entanto, o município não dispõe desse valor para a execução da obra, mas busca meios para viabilizá-la, incluindo o repasse de gastos com rede de esgoto dos imóveis para os proprietários.

As audiências têm como objetivo convencer os proprietários e moradores do balneário a aderirem ao projeto que vai implantar a rede de esgoto no local, com um custo para a parte “interna” da estrutura.

Várias reclamações surgiram sobre a estrutura oferecida aos visitantes: a portaria e o pedágio estão desativados desde março de 2018. Não há sanitários, salva-vidas e o lixo gera reclamações dos frequentadores. Banheiros químicos não dão conta da demanda e bares e lanchonetes nas imediações cobram o uso de sanitários daqueles que não são clientes.

José Antonio Teixeira Júnior, secretário de Serviços Públicos de Itirapina, explicou na tarde de sexta-feira (15) que “a represa está em condições de uso segundo a própria Cetesb, que coleta toda semana água e a leva para análises – inclusive a praia continua com bandeira verde”.

Segundo Teixeira, a limpeza de lixo, mato e folhas da praia e calçadão é feita por uma equipe própria.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.